MATERIAL DE APOIO EIXO 3


MAPAS CONCEITUAIS

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.


Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:
  •      Fazer anotações
  •      Resolver problemas
  •      Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
  •      Preparar-se para avaliações
  •      Identificar a integração dos tópicos

Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas rotineiras, tais como:
  • Tornar claro os conceitos difíceis, arranjandos em uma ordem sistemática
  • Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles
  • Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes
  • Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos
  • Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações
  • Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos
  • Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino
  • Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando.
REFERÊNCIA: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html

OS MAPAS CONCEITUAIS PODEM SER UTILIZADOS DESDE AS SÉRIES INICIAIS E EM QUALQUER CONTEÚDO. PARA CONSTRUÍ-LOS PODEMOS USAR SIMPLESMENTE PAPEL E CANETA, OU USAR A TECNOLOGIA UTILIZANDO PARA ISSO PROGRAMAS QUE PODEM SER O EDITOR DE TEXTOS, DE APRESENTAÇÕES OU SOFTWARES PRÓPRIOS PARA ESSE FIM COMO O CMAP TOOLS. VEJA ABAIXO EXEMPLOS DE MAPAS CONCEITUAIS CRIADOS POR ALUNOS:


REFERÊNCIAS: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642

http://miriamsalles.info/wp/?p=96





REFERÊNCIAS: http://reagentes.blogspot.com.br/2008/08/mapas-conceituais-de-epitaciolndia-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário